sexta-feira, 20 de julho de 2012


 
Hoje é comemorado o aniversário de 139 anos do pai da aviação: Santos Dumont.

Obviamente ele não está mais entre nós a muito tempo, mas é uma pessoa que deve ser lembrada eternamente como um dos mais importantes brasileiros de todos os tempos.

Alberto Santos Dumont foi um aeronauta, esportista e inventor brasileiro. Dumont é considerado por muitos brasileiros como o inventor do dirigível, do avião e do ultraleve. Santos Dumont projetou, construiu e voou os primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina. Esse mérito lhe é garantido internacionalmente pela conquista do Prêmio Deutsch em 1901, quando em um voo contornou a Torre Eiffel com o seu dirigível Nº 6, transformando-se em uma das pessoas mais famosas do mundo durante o século XX. Com a vitória no Prêmio Deutsch, ele também foi, portanto, o primeiro a cumprir um circuito pré-estabelecido sob testemunho oficial de especialistas, jornalistas e populares.

Sua invenção mais conhecida foi o 14-Bis, considerado o primeiro avião já criado. O 14-Bis era um avião unido a um balão de hidrogênio para reduzir o peso e facilitar a decolagem.
Santos  Dumont também foi o primeiro a de colar a bordo de um avião impulsionado por um motor a gasolina. Em 23 de outubro de 1906, ele voou cerca de 60 metros a uma altura de dois a três metros com o Oiseau de Proie (francês para ave de rapina), no Campo de Bagatelle, em Paris. Menos de um mês depois, em 12 de novembro, diante de uma multidão de testemunhas, percorreu 220 metros a uma altura de 6 metros com o Oiseau de Proie III. Esses voos foram os primeiros homologados pelo Aeroclube da França de um aparelho mais pesado que o ar, e possivelmente a primeira demonstração pública de um veículo levantando voo por seus próprios meios, sem a necessidade de uma rampa para lançamento.

Além disso, um invento mais utilizado por pessoas no mundo inteiro mas que nem todos sabem que também está ligado a Santos Dumont, é esse logo abaixo:

No início do século XX o aeronauta brasileiro  Santos Dumont, por necessitar deste modelo por razões práticas, pois tinha as mãos sempre ocupadas em seus balões, pediu ao seu amigo joalheiro, Louis Cartier, que lhe fizesse um relógio de pulso especial. Cartier colocou então uma pulseira de couro num dos maiores modelos de relógio de pulso femininos da sua colecção, e em março de 1904 ofereceu-o a Santos-Dumont. Este episódio leva a que se considere Santos Dumont como o responsável pela popularização do relógio de pulso entre os homens.

Acho que ficou bem clara a importância que esse notável homem teve, não só no Brasil, mas no mundo tudo. E é justamente por isso que até o Google homenageia Alberto Santos Dumont no dia de hoje. Sua vida se acabou, mas suas contribuições para a tecnologia serão lembradas eternamente.



Um comentário:

  1. JÁ COLOCAMOS O LINK DO SEU BLOG SE POSSÍVEL COLOQUE TAMBÉM O NOSSO.

    ResponderExcluir